
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
São José dos Campos deverá receber 24 ônibus elétricos articulados em novembro e outros 65 veículos até dezembro, segundo informações divulgadas pelo prefeito Anderson Farias nesta quinta-feira (24).
Com o novo cronograma, a conclusão da nova frota de 400 ônibus elétricos contratada pelo município deverá avançar para 2027. Estão previstas novas etapas de entrega para fevereiro, maio e junho do próximo ano.
O novo calendário representa uma mudança em relação à previsão inicial, que indicava a conclusão da entrega dos 400 veículos até setembro de 2026.
Segundo o prefeito, os 24 ônibus articulados previstos para novembro deverão começar a operar na cidade no mesmo mês. Já os 65 veículos convencionais previstos para dezembro fazem parte da renovação da frota do transporte coletivo.
Contrato prevê 400 ônibus elétricos
A nova frota é resultado de um contrato de locação firmado pela Urbam com a Green Energy (Eletra), em março de 2025. O acordo tem valor informado de R$ 2,718 bilhões e duração de 15 anos.
Pelo modelo adotado, os veículos serão administrados pela Urbam, enquanto a operação do transporte público deverá ficar sob responsabilidade de uma empresa que será escolhida por meio de licitação.
A Prefeitura pretende publicar ainda em 2026 o edital para contratação da empresa responsável pela operação do sistema.
Contratos atuais devem ser prorrogados
Enquanto a nova estrutura não estiver totalmente implantada, a Prefeitura prepara a prorrogação dos contratos com as atuais empresas de transporte coletivo por mais 12 meses.
A previsão é que o novo acordo permita o encerramento antecipado dos contratos à medida que a nova empresa e a nova frota estejam prontas para assumir a operação.
A transição deverá ocorrer de forma gradual, com parte da operação utilizando os novos veículos e outra parte ainda sendo realizada pelas atuais empresas.
Bilhetagem e infraestrutura de recarga
A Prefeitura também trabalha na modernização do sistema de bilhetagem do transporte coletivo. A proposta prevê a participação de uma fintech para auxiliar na modernização dos pagamentos e na gestão das tarifas.
Outro ponto necessário para a operação dos ônibus elétricos é a infraestrutura de recarga. Segundo a Prefeitura, uma estrutura já foi entregue e uma segunda está em construção.
Entre os locais previstos está o Pátio Sul, no Jardim Imperial, próximo à Estação Sul da Linha Verde.
Linha Verde terá 12 ônibus articulados
Os 12 ônibus articulados previstos para a expansão da Linha Verde não fazem parte dos 400 veículos elétricos contratados pela Urbam.
A Prefeitura recebeu autorização para buscar financiamento de até R$ 60,3 milhões junto à Caixa Econômica Federal para a aquisição desses veículos. A expectativa é que eles cheguem no início de 2027.
Os ônibus deverão ser utilizados na expansão da Linha Verde em direção à região leste. Caso cheguem antes da conclusão das obras, a Prefeitura avalia a possibilidade de utilizá-los temporariamente em outras linhas.
Novo cronograma
Com a atualização do calendário, a previsão anunciada é de 24 ônibus articulados em novembro e 65 veículos até dezembro de 2026. As demais entregas da frota de 400 ônibus deverão ocorrer em etapas previstas para fevereiro, maio e junho de 2027.
Além da chegada dos veículos, a implantação do novo sistema dependerá da conclusão da infraestrutura de recarga, da contratação da empresa responsável pela operação e dos ajustes no sistema de bilhetagem.