
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

A Prefeitura de São José dos Campos confirmou que deverá assinar ainda este mês o novo contrato de ampliação do sistema de monitoramento urbano, considerado o mais robusto já implementado na cidade. A atualização prevê um salto significativo na estrutura de vigilância: o número de câmeras instaladas passará de 1.186 para 1.697, reforçando a presença da tecnologia na segurança pública.
Entre as principais novidades, está o aumento expressivo das câmeras de reconhecimento facial, que crescerão de 32 para 300 unidades. De acordo com a gestão municipal, parte desses equipamentos será instalada nas proximidades de escolas, como forma de ampliar a proteção no ambiente escolar e no entorno das unidades de ensino.
O novo contrato inclui substituição de postes, atualização de equipamentos, expansão de minicentrais e um mapeamento atualizado da cidade em parceria com forças de segurança estaduais e federais. A implantação completa deve ocorrer em até nove meses, prazo estimado para a troca e modernização de todo o sistema.
Em junho, o edital lançado pela Prefeitura já contemplava nove modelos diferentes de câmeras para o Centro de Segurança e Inteligência (CSI), que também será modernizado. O investimento estimado no pacote é de R$ 91,8 milhões.
Além do aumento do número de câmeras, a cidade deve receber 215 totens de segurança, equipados com câmeras próprias e botões de acionamento direto ao CSI. Esses totens serão instalados em todas as escolas municipais, unidades da Fundhas e regiões comerciais, permitindo resposta mais rápida em situações de emergência e maior vigilância em áreas de circulação intensa.
As viaturas da Guarda Municipal também passarão a operar com câmeras externas para leitura automática de placas e monitoramento de ocorrências.
Reeleito em 2024, o prefeito Anderson Farias destacou que o reforço tecnológico é a principal diretriz de sua gestão na área de segurança pública. Segundo ele, o monitoramento eletrônico tem sido essencial na redução dos índices criminais da cidade, que hoje se encontram entre os menores registrados no Estado.
A administração municipal reforça que o novo sistema permitirá preencher “pontos cegos” existentes em regiões urbanas e rurais, oferecendo maior cobertura e precisão no acompanhamento de ocorrências.
As forças de segurança trabalham em conjunto para definir os locais estratégicos onde as quase 500 novas câmeras serão instaladas. A expectativa é que o reforço tecnológico torne São José dos Campos uma das cidades mais monitoradas e digitalmente integradas do país.