Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Represa de Paraibuna pode entrar no chamado ‘volume morto’ até o final do ano

A represa de Paraibuna pode entrar no chamado ‘volume morto’, água mais difícil de tirar e com qualidade inferior segundo dados da ANA (Agência Nacional de Águas)..

A represa perdeu 65% da água desde o final da última estação chuvosa, em abril deste ano, e registrou 17,71% de volume útil no último domingo (3).

A perda de água na represa de Paraibuna vem aumentando mês a mês, sempre na comparação com o período anterior. A queda começou em junho na comparação com maio: -9,7%.

Desde então, o volume de redução de água só aumenta: -13% (julho), -18,7% (agosto), -21,76% (setembro) e -32,25% (outubro).

Na comparação com outubro do ano passado, a represa de Paraibuna tem 36% a menos de água: 17,71% ante 27,71%.

SECA NA REGIÃO

“As cidades têm que se preparar para enfrentar períodos mais longos de seca, As mudanças climáticas são evidentes e a Terra está mais quente. Não se discute mais isso, e o Vale do Paraíba não está imune a esse problema”disse um pesquisador a reportagem da Jambeiro FM 104.9 .

“Eles vão secar e entrarão no volume morto, que é uma água mais difícil de tirar e com qualidade inferior”, disse o pesquisador.

As represas funcionam como caixa d’água da bacia e controlam a vazão do rio Paraíba, segurando ou vertendo água conforme a necessidade.

Deixe seu comentário: