Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a concessão para exploração de uma linha de trem que circula em alta velocidade, fazendo o trajeto que liga São Paulo ao Rio de Janeiro. O investimento estimado do projeto é de R$ 50 bilhões.
A decisão foi publicada nesta quarta-feira (22) e concede a operação da linha pela empresa TAV Brasil por 99 anos.
O inicio das obras está prevista para iniciar só no segundo semestre de 2026, mas o “trem-bala” deve iniciar sua operação comercial em 2032.
Para conter custos excessivos com operações e desapropriações, as estações do modal devem ser construídas fora da regiões centrais, por exemplo em São Paulo, será construída a estação na Zona Norte da cidade e no Rio de Janeiro, no extremo oeste da capital fluminense.
Pelo projeto a composição a deve desenvolver a velocidade máxima de 350 Km/h, cumprindo o trajeto entre Rio e São Paulo em 1 hora e 25 minutos.
Estão planejadas duas estações no trajeto, uma São José dos Campos e em Volta Redonda além de túneis na parte da capital paulista.
O projeto do “trem-bala”, já foi apresentado como uma das obras para as Olimpíadas de 2016, mas nunca houve interesse em continuar o projeto na época.