Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O mundo da música perdeu uma de suas lendas. Ozzy Osbourne, eterno vocalista da banda Black Sabbath e conhecido como o “Príncipe das Trevas” e o “Padrinho do Heavy Metal”, morreu aos 76 anos, segundo comunicado oficial divulgado por sua família nesta terça-feira (22).
“É com uma tristeza que palavras não conseguem expressar que informamos o falecimento do nosso amado Ozzy Osbourne nesta manhã. Ele estava cercado de amor, junto à família”, diz a nota, que também pediu respeito à privacidade nesse momento de luto.
Ozzy construiu sua fama no final dos anos 1960 e 70, com clássicos do Black Sabbath como “Paranoid”, “War Pigs” e “Sabbath Bloody Sabbath”. Com uma carreira solo igualmente estrondosa, ele vendeu mais de 100 milhões de discos no mundo todo.
O cantor também ficou conhecido por suas apresentações teatrais e polêmicas, como quando mordeu a cabeça de um morcego ao vivo em 1982 — um incidente que virou lenda no rock. Na época, ele alegou ter pensado que o animal fosse de brinquedo e precisou correr ao hospital para tomar vacina contra raiva. Mais tarde, chegou a vender pelúcias de morcego com cabeça removível como lembrança da ocasião.
Apesar das críticas de grupos religiosos e conservadores, que o acusavam de influência negativa sobre os jovens e até de adoração ao diabo, Ozzy sempre negou exageros:
“Fiz algumas coisas ruins, mas não sou o diabo. Sou apenas John Osbourne, um garoto da classe trabalhadora de Aston que largou o emprego na fábrica pra se divertir”, declarou em sua autobiografia de 2010.
Nascido John Michael Osbourne, foi o quarto de seis filhos em uma família humilde de Birmingham, na Inglaterra. Diagnosticado com dislexia, abandonou a escola aos 15 anos e chegou a cumprir pena por roubo antes de iniciar sua trajetória na música.
Em 2002, já consolidado como lenda do rock, Ozzy ganhou ainda mais popularidade ao estrelar o reality show “The Osbournes”, que mostrava seu cotidiano ao lado da esposa Sharon e dos filhos Jack, Kelly e Aimee. A série, exibida nos Estados Unidos, fez sucesso por mostrar o lado “gente como a gente” do astro do rock, com muito bom humor e sua icônica voz rouca com forte sotaque britânico.
Em sua última apresentação ao vivo, em 5 de julho, em Birmingham, Ozzy cantou sentado e aparentava dificuldades para falar, mas emocionou milhares de fãs ao agradecer pelo carinho ao longo dos anos. Telões do estádio exibiram mensagens de artistas como Steven Tyler (Aerosmith), James Hetfield (Metallica) e Elton John.
“Obrigado pelo apoio todos esses anos. Obrigado do fundo do meu coração. Eu amo vocês”, declarou Ozzy diante de um público emocionado.
A ministra da Justiça britânica, Shabana Mahmood, que representa Birmingham no Parlamento, também lamentou a perda:
“Um dos maiores presentes que minha cidade deu ao mundo. Estou arrasada com a notícia”, escreveu nas redes sociais.
Ozzy deixa a esposa Sharon, cinco filhos, netos, e uma legião de fãs ao redor do mundo — além de um legado imortal na história da música.