Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Novo transporte urbano de São José dos Campos é economicamente insustentável.

O novo sistema de transporte coletivo de passageiros de São José dos Campos é insustentável!

A afirmação é da Fetpesp (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo), que analisou o edital da prefeitura de São José dos Campos,  e apontou inconsistências na proposta do transporte publico da cidade.

Em ofício que foi entregue ao secretário de Mobilidade Urbana de São José dos Campos, Paulo Guimarães, a entidade disse que o novo sistema de transporte é “inovador e ao mesmo tempo complexo” e que foi fruto de “estudos apurados e elevado conhecimento técnico”.

No entanto, a Fetpesp também lembrou que, ao aprofundar os estudos econômicos, percebeu que as receitas seriam “insuficientes para a manutenção contratual”, o que levou a entidade a pedir a impugnação do edital junto à prefeitura, o que foi negado, e ao TCE (Tribunal de Contas do Estado), ainda sem julgamento.

“Entende-se que a sustentabilidade financeira da contratação seja pressuposto básico, e de acordo com as regras específicas para o setor, previstas na Lei de Mobilidade Urbana, a operação deficitária deve ser suprida com recursos extraordinários.”

O transporte de São José dos Campos tem hoje uma frota de 330 veículos, mas funciona hoje com 85% dos ônibus e 75% dos passageiros.

O edital prevê uma frota de 543 veículos nos dois lotes, sendo 399 deles de grande porte, e impôs a redução na tarifa como critério para o vencedor. A pergunta que especialistas de transporte urbano fazem é como o sistema vai remunerar os 543 veículos com a demanda abaixo de 100% e a tarifa mais barata?

O novo sistema de transporte da cidade é 100% financiado pela tarifa, que normalmente teria que ser mais cara, e não mais barata como pediu o edital. Ou seja, o sistema não terá receita suficiente para pagar o investimento. Além disso, o sistema não prevê subsídio.

“A proposta da Itapemirim zerou a taxa de retorno, ou seja,- Ela está se dispondo a trabalhar 10 anos para São José dos Campos de graça, e ainda com prejuízo”, disse um dos analistas ouvidos pela reportagem Jambeiro FM 104.9.

 

Deixe seu comentário: