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Natal prevê atrair 124 milhões de consumidores. Especialistas dão dicas contra golpistas.

As compras natalinas prevem atrair 124 milhões de consumidores segundo pesquisas, e especialistas dão dicas para evitar golpes. Com o Natal se aproximando, o alerta de golpes e fraudes é ainda maior. A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas calcula que 124 milhões de consumidores vão às compras para o Natal em 2021, um aumento de quase 50% em relação ao ano passado.

A estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que o varejo brasileiro deverá movimentar, neste Natal, R$ 57,48 bilhões em vendas, com alta do faturamento de 9,8% em relação a igual período do ano passado.

Para Marco Zanini, especialista em segurança digital, os cuidados devem ser redobrados também por causa do aumento do uso do Pix, que cresceu 639% em quantidade de usuários desde novembro de 2020, saltando de 13,7 milhões para mais de 101,3 milhões de pessoas físicas, de acordo com o Banco Central.

Segundo pesquisas, 47% dos consumidores pretendem comprar pela internet, 40% em shoppings e 37% nas lojas de rua. “Mesmo as pessoas que vão comprar de forma presencial podem correr o risco de sofrer golpes, seja por compras com cartão de débito e crédito ou pelo Pix, que agora os comércios de rua também estão aceitando”, explica Zanini.

Com as compras on-line, o cuidado deve ser ainda maior, isso se deve principalmente pelo aumento de golpes relacionados a propagandas enganosas, que utilizam sites falsos para roubar informações pessoais e de cartão de crédito. “Outro ponto que devemos tomar cuidado é a integração do Open Banking com o Pix, permitindo que os pagamentos sejam feitos diretamente pelos aplicativos, que deverão oferecer também compras e promoções de Natal”, comenta.

Confira alguns cuidados que devem ser tomados nas compras em lojas virtuais e físicas, segundo o especialista:

Em compras digitais

  • Dê preferência a sites conhecidos e confira se o endereço é verdadeiro;
  • Só utilize o Pix em aplicativos de lojas oficiais;
  • Nunca clique em links suspeitos de e-mails ou mensagens e redes sociais;
  • Desconfie de promoções muito altas;
  • Use senhas difíceis e exclusivas para cada loja online;
  • Verifique com atenção as formas de pagamento oferecidas pelo e-commerce e desconfie quando existem poucas opções;
  • Se possível, opte por formas mais seguras de pagamento, como a versão virtual do cartão de crédito.

Em compras presenciais

  • Somente utilize o pagamento pelo Pix em estabelecimentos confiáveis;
  • Caso vá utilizar o Pix, fique atento quanto a movimentação ao redor e esconda a tela do celular. Criminosos aproveitam o momento para roubar o aparelho e fazer transferências altas para si mesmos.
  • Confira o nome e dados da loja que receberá o pagamento instantâneo, fraudadores geralmente estão cadastrados com nomes pessoais ou termos que não condizem com o nome da loja;
  • Em compras com cartão, passe você mesmo na maquininha em vez de entregá-lo para outra pessoa;
  • Sempre confira o valor antes de digitar a sua senha;
  • Ao terminar de realizar uma compra na maquininha, verifique o nome no cartão para ter certeza de que realmente é o seu. Golpistas podem se aproveitar de distrações para trocar com outro cartão.

Além dessas dicas, o Procon de São José dos Campos ainda complementa:

Na compra de brinquedos, o Procon sugere considerar a faixa etária de indicação do produto, além de verificar se possui selo de certificação do Inmetro, que indica se o produto foi fabricado de acordo com as normas técnicas.

O Procon também salienta que os brinquedos possuem a garantia legal de 90 dias, instituída pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor). Nos produtos alimentícios é obrigatório constar: data de validade, ingredientes, fabricante e a presença ou ausência de glúten.

As compras feitas de forma virtual podem ser canceladas no prazo de arrependimento, de sete dias, contados a partir do recebimento da mercadoria ou da data da compra.

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