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As compras natalinas prevem atrair 124 milhões de consumidores segundo pesquisas, e especialistas dão dicas para evitar golpes. Com o Natal se aproximando, o alerta de golpes e fraudes é ainda maior. A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas calcula que 124 milhões de consumidores vão às compras para o Natal em 2021, um aumento de quase 50% em relação ao ano passado.
A estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que o varejo brasileiro deverá movimentar, neste Natal, R$ 57,48 bilhões em vendas, com alta do faturamento de 9,8% em relação a igual período do ano passado.
Para Marco Zanini, especialista em segurança digital, os cuidados devem ser redobrados também por causa do aumento do uso do Pix, que cresceu 639% em quantidade de usuários desde novembro de 2020, saltando de 13,7 milhões para mais de 101,3 milhões de pessoas físicas, de acordo com o Banco Central.
Segundo pesquisas, 47% dos consumidores pretendem comprar pela internet, 40% em shoppings e 37% nas lojas de rua. “Mesmo as pessoas que vão comprar de forma presencial podem correr o risco de sofrer golpes, seja por compras com cartão de débito e crédito ou pelo Pix, que agora os comércios de rua também estão aceitando”, explica Zanini.
Com as compras on-line, o cuidado deve ser ainda maior, isso se deve principalmente pelo aumento de golpes relacionados a propagandas enganosas, que utilizam sites falsos para roubar informações pessoais e de cartão de crédito. “Outro ponto que devemos tomar cuidado é a integração do Open Banking com o Pix, permitindo que os pagamentos sejam feitos diretamente pelos aplicativos, que deverão oferecer também compras e promoções de Natal”, comenta.
Confira alguns cuidados que devem ser tomados nas compras em lojas virtuais e físicas, segundo o especialista:
Em compras digitais
Em compras presenciais
Além dessas dicas, o Procon de São José dos Campos ainda complementa:
Na compra de brinquedos, o Procon sugere considerar a faixa etária de indicação do produto, além de verificar se possui selo de certificação do Inmetro, que indica se o produto foi fabricado de acordo com as normas técnicas.
O Procon também salienta que os brinquedos possuem a garantia legal de 90 dias, instituída pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor). Nos produtos alimentícios é obrigatório constar: data de validade, ingredientes, fabricante e a presença ou ausência de glúten.
As compras feitas de forma virtual podem ser canceladas no prazo de arrependimento, de sete dias, contados a partir do recebimento da mercadoria ou da data da compra.