Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Municípios têm autorização para ampliar faixa etária da vacina contra a dengue

O Ministério da Saúde anunciou uma medida importante para o combate à dengue: os municípios poderão ampliar a faixa etária atendida pela vacina contra a doença. A permissão se dá devido ao vencimento próximo de doses do imunizante, que expiram em 30 de abril.

Agora, as vacinas poderão ser aplicadas em pessoas com idade entre quatro e 59 anos. A definição da faixa etária a ser priorizada ficará a cargo de cada município, especialmente aqueles que possuem doses remanescentes.

Segundo o Ministério da Saúde, a preferência é para crianças e adolescentes de seis a 16 anos. Esta estratégia é válida apenas para as cidades que ainda possuem estoque destas vacinas, sendo que as que não possuem devem manter o atendimento ao público de 10 a 14 anos de idade.

A baixa adesão para essa faixa etária e a proximidade do prazo de validade das vacinas são os principais motivos para a antecipação da vacinação, de acordo com a pasta. O Ministério garante a segunda dose para o público que for contemplado com essa ampliação.

A quantidade exata de vacinas disponíveis com validade até 30 de abril não foi informada pelo Ministério da Saúde, pois as aplicações não são imediatamente registradas. No entanto, a medida visa garantir a utilização efetiva dos imunizantes disponíveis, contribuindo para a proteção da população contra a dengue.

Deixe seu comentário: