Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Caçapava recebe exposição de carros antigos.

Caçapava recebe neste domingo, dia 1º de agosto, das 10h às 15h, Exposição de Veículos Antigos no Centro Educacional, Cultural e Esportivo José Francisco Natali. A mostra, organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, deverá reunir mais de 150 carros antigos e representantes de 12 clubes de colecionadores de autos antigos do Estado de São Paulo.

Por causa da pandemia de coronavírus, o evento será realizado num formato adaptado, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. Em razão dos cuidados necessários, as visitas à exposição não poderão ser feitas a pé. Serão realizadas apenas de carro ou moto, percorrendo um circuito montado na área externa do Centro Cultural.

A entrada será solidária, com a doação de um quilo de alimento não perecível. O que for arrecadado será destinado ao Fundo Social de Solidariedade do Município.

O evento faz parte de um conjunto de ações que a Prefeitura de Caçapava está desenvolvendo para reestruturação do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas Roberto Lee. O acervo é tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

MUSEU ROBERTO LEE:

Fundado em 1963 por Roberto Lee, um pioneiro colecionador de automóveis antigos do Brasil – o Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas funcionou em Caçapava-SP até 1992. Composto de três galpões da antiga fábrica da Matarazzo, chegou a abrigar um acervo de 150 automóveis, a maioria importados e alguns muito raros, como o único Tucker Torpedo do Brasil. Era uma das principais atrações turísticas da cidade.

Mas, em 1975 Roberto Lee foi vitima de um crime passional e embora o museu permanecesse em funcionamento após a sua morte, seu acervo passou a ser alvo de uma disputa familiar. Grande parte dos automóveis acabou sendo vendida e a entidade entrou em franca decadência.

Atualmente o Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas e suas Memórias, “Museu Roberto Lee”, está sediado no Centro Cultural José Francisco Natali, onde está a Secretaria de Cultura de Caçapava.

O local deste centro cultural, trata-se de um prédio antigo mas em bom estado de conservação, os carros, quase todos, na condição em que foram resgatados após o abandono, mas limpos, todos em cavaletes e alguns aguardando pelo restauro.

O Centro Educacional, Cultural e Esportivo José Francisco Natali fica na Rua Santo Antonio, S/N, no bairro da Vera Cruz. Informações podem ser obtidas pelo Telefone (12) 3652-9222.

FOTO: Um dos exemplares do Museu um Tucker Torpedo 1948, Um dos carros mais raros do mundo e único exemplar em toda América Latina. 

Deixe seu comentário: