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O bolso do consumidor brasileiro tem sentido o peso da xícara de café. Dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) mostram que as vendas no varejo caíram 16% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado.
O principal motivo é a disparada nos preços. Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a alta acumulada do café nos últimos 12 meses chegou a 80,2% — a maior inflação para o produto desde a criação do Plano Real, em 1994.
Apesar de um leve crescimento no início do ano, com aumento de 1,26% nas vendas em janeiro, o cenário rapidamente se inverteu. Em março, houve retração de quase 5%, tendência que se aprofundou em abril.
Os preços nas prateleiras assustam. O quilo do café tradicional ou extraforte varia entre R$ 65,50 e chega a R$ 420,33 no caso das cápsulas. Já o café solúvel teve um salto de 85% no preço, se comparado ao ano anterior.
O setor segue atento ao comportamento do mercado, mas já sente os impactos do encarecimento no consumo diário dos brasileiros.