Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A região do Vale do Paraíba entra em estado de atenção com a previsão de chuvas fortes e queda brusca na temperatura a partir desta quinta-feira (3). De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o volume de chuva pode atingir até 300 milímetros até domingo (6), aumentando o risco de enchentes, enxurradas e deslizamentos de terra.
🔸 Previsão de acumulado de chuva por região:
▪️ Vale do Paraíba: 20 a 80 mm
▪️ Serra da Mantiqueira: 30 a 100 mm
▪️ Litoral Norte: 80 a 300 mm
A Defesa Civil de São Paulo reforçou o alerta e prorrogou até o dia 15 de abril a operação de contingência para chuvas fortes. Equipes intensificarão o monitoramento e a mobilização em caso de necessidade de resgates ou abrigamento de famílias desalojadas.
A mudança no tempo é causada por uma combinação de fatores meteorológicos, incluindo um cavado atmosférico – correntes de vento que favorecem a formação de tempestades – e a chegada de uma frente fria forte vinda da Argentina, que derrubará as temperaturas significativamente.
🌧 Os dias mais críticos para chuvas intensas serão quinta e sexta-feira.
A população deve ficar atenta a alagamentos, quedas de barreira e riscos de deslizamento, evitando áreas de risco e redobrando a atenção no trânsito. Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.