Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Sabesp anunciou o início de um projeto inédito de modernização do sistema de abastecimento de água, com a implantação de hidrômetros inteligentes em São José dos Campos e na capital paulista. A substituição dos equipamentos terá início em dezembro de 2025, começando pelas regiões centrais.
No Vale do Paraíba, a previsão é que todos os imóveis estejam equipados com o novo sistema até dezembro de 2026. Já em São Paulo, a conclusão está programada para 2029, transformando a metrópole na maior cidade do mundo a contar com medição digital de água.
O projeto, que envolve investimento de aproximadamente R$ 3,8 bilhões, está sendo desenvolvido em parceria com uma operadora de telefonia móvel, responsável por fornecer a conectividade necessária para a transmissão de dados em tempo real.
📲 Tecnologia a serviço do consumidor
Os novos hidrômetros permitem a transmissão remota de dados, com atualizações horárias acessíveis pelo aplicativo da Sabesp. Isso vai proporcionar:
maior controle do consumo pelos usuários;
identificação imediata de vazamentos;
redução de erros de leitura;
fim da necessidade de entrada de funcionários nas residências para coleta manual de dados.
🔎 Mais confiança e transparência
Segundo a Sabesp, milhares de ocorrências mensais relacionadas a consumo elevado ou divergências nas leituras poderão ser evitadas com a digitalização. A expectativa é que a mudança aumente a transparência, fortaleça o uso consciente da água e ofereça mais comodidade aos clientes.
Para a operadora de telefonia móvel parceira, o projeto representa um marco na integração entre Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial e conectividade, trazendo inovação a um dos serviços essenciais mais importantes para a população.