Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A região do Vale do Paraíba e o Litoral Norte de São Paulo enfrentaram rajadas de vento de até 90 km/h nesta segunda-feira (28), e a previsão é de que o fenômeno continue nesta terça-feira (29), ainda que com menor intensidade. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a ação conjunta de uma frente fria e um ciclone extratropical próximo à costa é a principal causa dos ventos intensos que atingem a região.
Os ventos, que voltarão a soprar com força durante a manhã e tarde de terça-feira, podem alcançar velocidades entre 40 km/h e 60 km/h, com duração prolongada. Apesar da ventania, não há previsão de chuva significativa. Isso porque a massa de ar que acompanha o sistema frontal é seca, oriunda do sudoeste, o que deve garantir um dia ensolarado, embora com sensação térmica mais baixa.
As rajadas de vento são potencializadas pelo relevo acidentado da região, especialmente nas áreas próximas à Serra do Mar. Mesmo sem registros de chuvas, a população deve ficar atenta aos transtornos causados pelos ventos fortes, como quedas de galhos, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Além dos ventos, o ciclone também provocará uma expressiva queda nas temperaturas nos próximos dias. Em cidades como Jambeiro e São José dos Campos, os termômetros devem marcar mínimas entre 6°C e 12°C, com máximas que não ultrapassam os 17°C. A previsão é de que o frio persista até o final da semana.
As autoridades recomendam atenção redobrada durante a permanência dos ventos fortes, especialmente em áreas abertas e com risco de queda de estruturas.