Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Uma operação conjunta da Polícia Civil e do Detran de São Paulo resultou na prisão de um casal em Caraguatatuba nesta quinta-feira (17), acusado de comandar um esquema de fraudes envolvendo uma autoescola e uma escola particular, ambas de sua propriedade. A investigação aponta a existência de aulas fictícias, corrupção e estelionato contra dezenas de pais de alunos e candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Segundo apurado, o colégio particular funcionava sem autorização da Diretoria de Ensino e foi fechado de forma repentina no início do ano, deixando mais de 30 pais sem resposta ou reembolso das mensalidades e rematrículas já pagas. Muitos relataram que só descobriram o encerramento das atividades após levarem os filhos para o primeiro dia de aula.
A autoescola também apresentava diversas irregularidades. Durante a fiscalização, agentes flagraram alunos registrando presença por biometria e deixando o local sem realizar as aulas práticas. Instrutores também foram vistos abandonando os postos de trabalho, enquanto vídeos eram exibidos aos alunos como substituto das aulas teóricas. Em um dos casos, o próprio dono foi filmado saindo do local após inserir presença como instrutor.
As investigações revelaram ainda áudios comprometedores, nos quais o proprietário da autoescola afirmava realizar provas teóricas pelos alunos mediante pagamento de propina. O Detran já identificou candidatos que podem ter sido beneficiados pelo esquema, alertando que todos correm o risco de perder a CNH caso seja comprovada a fraude.
Ao todo, quatro pessoas foram presas: o casal proprietário, um instrutor e outro envolvido no esquema. A operação também resultou na apreensão de celulares, computadores, dois veículos e documentos relacionados às fraudes.
O casal responderá por crimes como falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema público, corrupção passiva e associação criminosa. A mulher permaneceu em silêncio durante o depoimento, enquanto o marido apresentou contradições. Um dos alunos confessou envolvimento e será investigado.
A Polícia Civil continua apurando o caso e deve ampliar o número de envolvidos nos próximos dias. O Detran reforça a importância da denúncia anônima e alerta para os riscos de participar de qualquer tentativa de burlar o processo legal de habilitação.