Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Banco Central anunciou nesta semana novas exigências para o cadastro de chaves Pix, com o objetivo de aumentar a segurança e evitar fraudes no sistema de pagamentos instantâneos. A partir de agora, os bancos e demais instituições financeiras deverão conferir rigorosamente o nome e o CPF ou CNPJ do cliente no momento da criação da chave Pix.
A medida também obriga que os dados informados coincidam exatamente com os registros da Receita Federal. A mudança foi motivada após a constatação de que cerca de oito milhões de CPFs irregulares, com pendências cadastrais ou até mesmo pertencentes a pessoas já falecidas, foram utilizados para criar chaves Pix. Segundo o levantamento, parte desses erros decorreu de simples falhas de grafia.
O problema também atinge pessoas jurídicas: mais de 1,6 milhão de CNPJs usados como chaves Pix estavam em situação irregular, inaptos ou até mesmo baixados ou suspensos no cadastro nacional.
De acordo com o Banco Central, as novas regras devem ajudar a reduzir fraudes, trazer mais confiança para quem utiliza o Pix e garantir maior integridade no sistema financeiro nacional.