Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Governo Federal vai implantar um banco de dados com todos os códigos IMEI — o número de identificação única de cada celular — em uma iniciativa para facilitar a recuperação de aparelhos roubados no país.
A ação faz parte do programa Celular Seguro, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que entrou em uma nova fase nesta semana. Com a medida, qualquer cidadão poderá consultar se um aparelho foi furtado ou roubado, utilizando apenas o número do IMEI.
O sistema também permitirá que, em caso de roubo, o próprio usuário atualize a situação do aparelho, inserindo-o em uma lista de restrição de uso.
Outra novidade do Celular Seguro são as duas opções disponíveis para quem for vítima de furto ou roubo: o bloqueio total ou o modo de recuperação. No bloqueio total, o celular tem a linha telefônica desativada, o IMEI bloqueado e o acesso às contas vinculadas, como aplicativos bancários, suspenso. Caso o aparelho seja recuperado, o desbloqueio exige um processo administrativo.
Já no modo recuperação, o IMEI permanece ativo, mas o chip e as contas associadas são bloqueados. Isso permite maior facilidade para reverter a situação caso o celular seja recuperado sem danos.
A expectativa do governo é que a centralização das informações e o uso do banco de dados contribuam para desestimular o mercado ilegal de aparelhos e fortalecer o combate ao crime.