Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Após um início de mês marcado por fortes aumentos, os preços dos combustíveis praticamente estagnaram na última semana. De acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o valor médio da gasolina subiu apenas um centavo, chegando a cinco reais e 76 centavos por litro.
O preço do etanol também teve um leve aumento, avançando três centavos e sendo vendido, em média, por três reais e 58 centavos por litro. Já o diesel, ao contrário, ficou um centavo mais barato, sendo comercializado a cinco reais e 90 centavos por litro.
Essa estabilização dos preços traz um certo alívio para os motoristas, que enfrentaram fortes aumentos na semana anterior. Um dos motivos apontados para essas oscilações é o reajuste de 12,5% no ICMS, imposto estadual, que afetou os preços em todo o país, mesmo sendo um imposto estadual. Antes mesmo desse reajuste, a gasolina já havia subido 19 centavos e o diesel, sete centavos. O etanol também teve um aumento de 14 centavos, apesar de não ser impactado diretamente pelo reajuste do tributo.
Outro fator que contribui para essas variações é a estratégia de alguns donos de postos, que aproveitam o aumento da gasolina para aumentar suas margens de lucro com o etanol. Com a gasolina mais cara, o etanol se torna a primeira opção para muitos proprietários de veículos flex. Apesar das reclamações sobre os preços elevados, a estabilização dos valores traz um alívio para os consumidores, que agora esperam por um período de maior estabilidade nos preços dos combustíveis.