Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Prefeitura Municipal da Cidade de São Paulo através da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, lançou um edital, para a contratação de um sistema de monitoramento com câmeras com reconhecimento facial na capital paulista.
Chamado de Smart Sampa, o sistema tem a previsão de integrar mais de 20 mil câmeras na cidade até 2024 e investimento estimado de R$ 70 milhões por ano.
O sistema que será implantado na cidade de São Paulo é semelhante ao do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) de São José dos Campos.
São José dos Campos é referência nacional na segurança por meio de vídeo-monitoramento nas ruas, parques e praças e uso de tecnologia de ponta. O município foi um dos pioneiros do Brasil em câmeras de segurança implantadas nas vias públicas através do antigo COI (Centro de Operações Integradas), implantado em 2002 e substituído agora em 2021 pelo CSI.
Com a mudança do sistema, o número de câmeras aumentou de 493 para 1.000.
No edital, publicado em 17 de novembro, é previsto que o sistema a ser contratado possua recursos de identificação facial e detecção de movimento. “As câmeras reconhecerão atitudes suspeitas, pessoas procuradas, placas de veículos e objetos perdidos”, diz o texto do edital. A data prevista para o pregão eletrônico é o próximo dia 5.
A Prefeitura Municipal da Cidade de São Paulo informou por nota ao Jornalismo Jambeiro FM 104.9, que a plataforma Smart Sampa facilitará a integração, em uma única plataforma, de diversos serviços municipais, como os da Companhia de Engenharia de Tráfego, da Defesa Civil, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Guarda Civil Metropolitana.
“Os órgãos de segurança terão como monitorar escolas, unidades básicas de saúde (UBS) e demais equipamentos públicos, aumentando significativamente a segurança nesses locais. As câmeras contarão ainda com monitoramento de calor, facilitando a supervisão em praças e parques, que normalmente possuem árvores e áreas verdes que podem prejudicar uma vigilância mais precisa”. concluí a nota.