Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Há 65 anos, o apelidado Rei do Rock, Elvis Presley, lançava um dos seus maiores hits de sucesso “Jailhouse Rock”. A obra foi lançada para coincidir com a estreia do filme do artista de mesmo nome.
“Jailhouse Rock” foi gravado em meados de abril de 1957 e depois lançado como um single de 45 rpm em 24 de setembro de 1957.
A música foi originalmente escrita pela parceria dos norte-americanos de composição e produção de discos, o letrista Jerry Leiber e o compositor Mike Stoller. Além disso, a dupla também ficou responsável por toda trilha sonora do longa. Inclusive, uma curiosidade interessante é que Stoller pode ser visto tocando o piano na apresentação do filme.
Vale destacar que o single foi escrito a fim de compor o filme estrelado por Elvis, intitulado “Jailhouse Rock”. E uma curiosidade é que na verdade, foi o filme que recebeu o nome da música, e não vice-versa. Isso porque a princípio o longa seria realmente intitulado Ghost of a Chance.
Um boato curioso da época é que conta-se que, ao escrever a música, os compositores queriam “imitar o som de pedras quebrando”.
O longa estreou oficialmente em Memphis, Tennessee, no dia 17 de outubro de 1957, e posteriormente foi lançado em todo território estadunidense no mês seguinte, em 8 de novembro de 1957.
A produção chegou a alcançar a 3ª posição na parada de bilheteria da Variety e terminou em 14º lugar no final daquele ano, arrecadando um total de US $ 4 milhões. Provando que não caiu no esquecimento do público, anos depois, em 2004, Jailhouse Rock foi selecionado para preservação no National Film Registry pela Biblioteca do Congresso, que o considerou “cultural, esteticamente ou historicamente significativo”.
A trama conta a história de um ‘prisioneiro’, interpretado por Elvis Presley, que aprende a tocar violão na prisão e posteriormente se torna uma grande estrela após sua libertação. Há um momento do filme em que o protagonista faz uma performance “Jailhouse Rock” dentro da própria prisão. Dessa maneira a letra do single faz uma perfeita ilustração de todo esse cenário.
E como o esperado, o single obteve um desempenho comercial excelente, chegando ao topo de várias paradas diferentes da Billboard, incluindo o Hot 100, além de ser certificado com dupla platina nos Estados Unidos.
Atravessando o Oceano Atlântico, também liderou a parada britânica UK Singles Chart, sendo um grande recorde na época por ser a primeira música na história desse ranking a estrear em nº 1.
Além de todo sucesso e desempenho que a canção teve na indústria fonográfica, vale destacar o seu incrível e marcante legado, como quando foi nomeado um dos 500 melhores canções de todos os tempos segundo a Rolling Stone, se posicionando em 67º lugar na lista no ano de 2007. Foi reconhecida para o Grammy Hall of Fame em 2017, além de anteriormente ter sido nomeada um dos 500 músicas que deram forma ao rock pelo Hall da Fama do Rock and Roll.