Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Quem precisou de ônibus urbano hoje pela manhã em São José dos Campos teve que ter paciência. Sindicalistas fizeram um protesto junto com colaboradores das empresas e deixando os passageiros sem ônibus na cidade até por volta das 8h30 quando o serviço foi retomado.
De acordo com o sindicato da categoria, o motivo da paralisação seria a “falta de acordo” entre a prefeitura e a Viação Itapemirim, nova permissionária do transporte que vai passar a operar linhas na cidade apartir de 2022.
Em nota a prefeitura de São José criticou a paralisação.
“A Prefeitura de São José dos Campos informa que a paralisação é ilegal, causa prejuízos à população, e os motivos são infundados. Enquanto o contrato do lote 2 não for assinado, a Prefeitura não tem uma relação formal com a Itapemirim que justifique uma convocação da empresa para uma reunião de transição com o sindicato e essa questão já foi formalizada ao sindicato ainda na semana passada.
Vale ressaltar que logo após a assinatura de contrato do lote 1, representantes da Prefeitura, da Itapemirim e do sindicato estiveram reunidos. As medidas legais cabíveis já estão sendo adotadas por parte da Prefeitura”, disse.
A Busvale, que representa as atuais empresas de ônibus que operam na cidade, também emitiu nota sobre o assunto.
“As empresas que operam o transporte público de São José dos Campos foram surpreendidas hoje com paralisação do sistema de ônibus urbanos da cidade, promovida pelo Sindicato dos Condutores. A paralisação seria em protesto contra eventuais dificuldades de diálogo encontradas pelo Sindicato junto à nova concessionária do transporte urbano e à Municipalidade, em relação, especificamente, à assunção dos trabalhadores do sistema pela nova contratada. As empresas ligadas ao Consórcio 123 não pactuam com a paralisação e rechaçam essa forma de protesto, uma vez que não é justo que elas arquem com o prejuízo causado pela falta de diálogo da nova operadora do sistema. As empresas lamentam o transtorno causado pela paralisação e reafirmam seu compromisso de bem servir a população de São José dos Campos”, disse.
Com a paralisação do transporte publico, os joseenses tiveram que procurar outras alternativas para chegar aos seus compromissos. Aplicativos de transporte, aproveitaram para “inflacionar” o preço de suas corridas.
Uma corrida do Parque Novo Horizonte na Zona Leste ao Shopping Centro na região Central saía mais de $ 76 Reais, em dias normais a mesma corrida, sai por $15 Reais.
Procuramos a 99 para saber do preço abusivo que estava sendo utilizado, mais até o fechamento da matéria não recebemos resposta.