Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, falou em um evento nessa quarta-feira (20) que o novo sistema do transporte público no município deve operar até março de 2022, já com o trecho 1 do projeto da Linha Verde operacional.
O lote 1, que abrange as regiões norte, oeste e sul, incluindo a operação da Linha Verde, foi assinado no fim de agosto com o Grupo Itapemirim, que também deve ficar responsável pelo lote 2, que abrange as regiões leste e sudeste.
O prefeito disse que contrato atual é até outubro do ano que vem, mas pode ser rescindido a qualquer momento. Existe a aquisição dos novos veículos (pela Itapemirim). Assim que os veículos estiverem disponíveis e a empresa preparada para atuar, desfaz-se o contrato com a Saens Pena, Expresso Maringá e Joseense (Antiga CS Brasi/Júlio Simões atuais empresas que operam na cidade, e passa a ter o outro contrato. A gente estima que isso ocorra no primeiro trimestre de 2022.
Além da licitação da operação do transporte público, a prefeitura de São José dos Campos ainda precisa destravar outras três concorrências relacionadas ao sistema da nova concessão, a Prefeitura optou por separar os contratos para operação, tecnologia e parte financeira.
Das outras três licitações, a única em estágio mais avançado é a que definirá a empresa que ficará responsável pela gestão dos dados do transporte público. O processo está na fase de habilitação das concorrentes.
As outras duas licitações não atraíram nenhuma empresa interessada até agora e dependem de nova publicação dos editais, uma delas vai definir a empresa que ficará responsável por gerenciar os pagamentos pelo bilhete único, e a outra pelo fornecimento dos sistemas para interligar diferentes meios de pagamento e também por fornecer sinal de Wi-Fi em todos os veículos.
Segundo o prefeito, os problemas nessas licitações não devem impedir a entrada em operação do novo sistema de transporte público. “Estou bem tranquilo em relação a isso disse o prefeito. Hoje nós temos a possibilidade de migrar o sistema de validadores atual para o sistema de validadores do novo sistema. E nós já vamos publica o novo edital da licitação para o sistema de pagamento do bilhete único. Ela foi remodelada, não essencialmente, mas nós conseguimos fazer uma apresentação dessa plataforma para várias empresas, várias fintechs, e agora ela vai ser republicada para que elas possam participar dessa nova rodada”.
LINHA VERDE.
Pelo contrato, a obra da etapa 01 Campo dos Alemães x Rodoviária Nova do projeto Linha Verde deveria ser sido finalizada até essa quinta-feira (21). Segundo Felício, o serviço deve ser concluído no início de 2021. Já os 12 ônibus articulados elétricos serão recebidos no mês que vem.
O que a gente quer é começar (a operar a Linha Verde) concomitante com a nova licitação . A gente acredita que início de janeiro, final de janeiro [ficará pronta a obra da etapa 01 da Linha Verde]. Nós temos até o primeiro trimestre, a ideia é começar a operar junto com o novo sistema de concessão. Lembrando que os veículos já serão entregues em novembro”, disse o prefeito.