Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Dois shoppings de São José dos Campos inauguram, nesta semana, espaços exclusivos para crianças, jovens e adultos portadores da TEA (Transtorno do Espectro Autista).
O objetivo é oferecer conforto, comodidade e melhorar a inclusão dessas pessoas no espaço social.
Nesta quarta-feira (1), um shopping localizado no Jardim Satélite na zona sul da cidade, inaugura a ‘sala azul’, onde poderá ser usada tanto em momentos de crise como também apenas para descanso. De acordo com o centro de compras, o espaço ficará em uma área reservada, mobiliada e decorada para esse público.
Além disso, o espaço ainda teve apoio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, da prefeitura, e da médica Camila Kallaur, que tem um filho autista e é mediadora de um grupo de famílias em São José.
O local será uma espécie de ‘calm room’. “Nós imediatamente aderimos o projeto, que nomeamos de Sala Azul. A ideia é possibilitar que famílias de autistas e pessoas autistas possam passear no shopping de maneira confortável”, afirmou Luana Meneses, gerente de marketing do shopping, através da assessoria de imprensa.
Segundo o shopping, todos os colaboradores receberam treinamento com Camila e com profissionais da prefeitura. O shopping também terá vagas exclusivas para essas pessoas.
Outro shopping de São José, localizado no Jardim Oriente também na zona sul, vai inaugurar a ‘Sala do Afeto’, que também promete ser aconchegante tanto para as crianças quanto para os familiares.
“Nossos colaboradores recebem nesta semana treinamento específico com profissionais da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão de São José dos Campos, para identificar o estado de agitação ou ansiedade dos autistas e direcionar estas pessoas e seus familiares até a Sala do Afeto. Uma comodidade que atende de imediato o autista de qualquer idade”, explicou Leila Diniz, coordenadora de marketing do centro de compras.
A sala calm zone é indicada pelos especialistas e em alguns estabelecimentos de outros países como os Estados Unidos, já contam com este ambiente inclusivo e relaxante.
“Entender que o autista é um cidadão e tem direito de frequentar o shopping e adaptar o ambiente para esse indivíduo enche as famílias de autistas de orgulho e gratidão. A sala será uma semente na luta para a conscientização e inclusão do autismo em São José dos Campos”, relatou Camil Kallaur, que também auxiliou na criação da sala neste shopping.
No Brasil, estima-se que há mais de 2 milhões de autistas.