Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
As represas do Vale do Paraíba estão com volume útil de água 48% mais baixo, em média, do que tinham no final do período chuvoso deste ano, no começo do mês de abril. O levantamento foi feto pelo Jornalismo Jambeiro FM 104.9 com base nos dados oficiais da ANA (Agência Nacional de Águas).
Os quatro reservatórios da região, nesse período de quase cinco meses, o volume útil caiu de 57% em 1º de abril para 30% em 24 de agosto, uma redução de 48% na quantidade de água das represas.
No último mês, a estiagem fez os reservatórios reduzirem em 19% o volume de água, que caiu de 37% em 24 de julho para 30%, nesta terça-feira (24).
Entre as quatro represas, a de Paraibuna, que é a maior, perdeu 44% de água desde o início do outono e da temporada mais seca do ano: 50,5% para 28%.
Na mesma base de comparação, a represa de Santa Branca perdeu 43% de volume útil, a represa de Jaguari na divisa de Jacareí com São José dos Campos recuou 52% e a represa do Funil em Resende RJ perdeu 48%.
INVERNO NO SECO
De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), os reservatórios de hidrelétricas do Sudeste e do Centro-Oeste chegaram ao final de maio deste ano com o armazenamento médio mais baixo para o mês desde 2001, ano em que o país enfrentou um racionamento de energia.