Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Brasil: 7 de cada 10 alunos não resolvem problemas matemáticos simples.

O Brasil figura entre os piores no ranking de Educação.

A conclusão é do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o Pisa 2022, cujos resultados acabam de ser divulgados.

O Pisa é uma avaliação internacional aplicada a cada 3 anos para avaliar os conhecimentos dos estudantes em matemática, leitura e ciências, feito com estudantes na faixa dos 15 anos, ou seja, que acabaram de cursar o ensino fundamental II.

Aqui no Brasil, os exames foram aplicados entre abril e maio do ano passado em escolas de todas as unidades da Federação, com pouco mais de 14 mil jovens selecionados para participar.

E os resultados obtidos colocam o Brasil em posições ruins. O nosso país ocupa as posições de número 65 em Matemática, 52 em Leitura e 62 em Ciências entre os 81 participantes dessa edição do Pisa.

Em matemática, por exemplo, o estudo constatou que 7 de cada 10 alunos brasileiros não sabem resolver problemas matemáticos simples, como converter moedas ou comparar distância.

Para comparação, na média dos 81 países participantes do Pisa, apenas 3 em cada 10 alunos não conseguem.

Em leitura, metade dos alunos daqui não conseguem identificar a ideia principal de um texto de tamanho médio ou localizar informações que estão explícitas e, em ciências 24% dos estudantes não sabem explicar corretamente um fenômeno científico simples.

Para especialistas, dois pontos que são cruciais para que o Brasil melhore no ranking da Educação é o investimento na primeira infância e também na formação de professores.

Deixe seu comentário: